BLOG 9º ANO

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Saiba mais sobre a dengue!






Estas figuras mostram o que você pode fazer para combater o mosquito.

O que é Dengue?
É uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade variável, causada por um vírus e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti infectado.


Como se dá a transmissão da dengue?
A transmissão se dá pela picada do mosquito fêmea infectado. O ciclo se dá da seguinte forma: homem infectado com vírus da dengue - Aedes aegypti – homem sadio. A doença só acomete a
população humana.

Qual é o período de incubação da doença?
• No homem: após ter sido picado por um mosquito infectado, a pessoa apresenta sintomas da doença depois de um período que pode variar de 03 a 15 dias, sendo em média de 05 a 06 dias.
Existem pessoas que não apresentam sintomas, tendo, portanto, a forma assintomática de Dengue.
• No mosquito: ao picar uma pessoa que apresenta vírus da dengue no sangue, o mosquito se infecta e após um período de aproximadamente 10 dias, está apto a transmitir a doença para outras pessoas.

Quais são os sintomas?
Início súbito com febre intensa, dor de cabeça, dores fortes nos olhos, na musculatura e nas juntas, podendo surgir erupções na pele. As formas mais graves da doença são as formas hemorrágicas que acometem pele, tecidos subcutâneos e trato intestinal podendo levar ao choque e ao óbito. Apenas o acompanhamento médico pode avaliar se o doente vai desenvolver
formas graves da doença, portanto é importante procurar atendimento junto a área de saúde quando suspeita-se de dengue; até aquelas pessoas que apresentam apenas um ou outro dos sintomas mencionados, mesmo que sejam leves ou brandos devem fazê-lo. Além disso, é importante que os casos suspeitos e/ou confirmados de dengue sejam notificados às autoridades sanitárias municipais que desencadearão medidas de controle da doença.

Dados retirados do Informativo da Defesa Civil sobre a Campanha de Combate a Dengue
Figura retirada do Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

                                          ATENÇÃO    Atenção responsáveis pelos alunos dessa lista.    Por favor, pedimos a gentileza de ...