BLOG 9º ANO

terça-feira, 10 de março de 2015

Projeto Mata Atlântica 8ºs anos

A Mata Atlântica é uma formação vegetal que está presente em grande parte da região litorânea brasileira. Ocupa, atualmente, uma extensão de aproximadamente 100 mil quilômetros quadrados. É uma das mais importantes florestas tropicais do mundo, apresentando uma rica biodiversidade. 

A Mata Atlântica encontra-se, infelizmente, em processo de extinção. Isto ocorre desde a chegada dos portugueses ao Brasil (1500), quando iniciou-se a extração do pau-brasil, importante árvore da Mata Atlântica. Atualmente, a especulação imobiliária, o corte ilegal de árvores e a poluição ambiental são os principais fatores responsáveis pela extinção desta mata.
A crise de abastecimento de água continua se agravando em São Paulo, com o nível das represas do Sistema Cantareira, que abastecem a região metropolitana, ficando abaixo dos 10% pela primeira vez na história. O governo culpa as condições climáticas, como a falta de chuva, mas a falta de investimentos na despoluição dos rios e a proteção das florestas da Mata Atlântica poderia ter evitado a crise.
A Fundação SOS Mata Atlântica é uma organização não-governamental criada em 1986. Trata-se de uma entidade privada sem fins lucrativos, que tem como missão promover a conservação da diversidade biológica e cultural do Bioma Mata Atlântica e ecossistemas sob sua influência, estimulando ações para o desenvolvimento sustentável, bem como promover a educação e o conhecimento sobre a Mata Atlântica, mobilizando, capacitando e estimulando o exercício da cidadania socioambiental. Para maiores informações acesse:
http://www.sosma.org.br/
Os alunos dos 8ºs anos conscientes da importância da região de Mata Atlântica farão pesquisas e criarão videos referentes a este assunto.

                                          ATENÇÃO    Atenção responsáveis pelos alunos dessa lista.    Por favor, pedimos a gentileza de ...